Ideias de Negócio com Baixo Investimento

Você quer começar um negócio, mas não tem muito capital para investir nem é muito bom com computadores? Não tem problema!

O mundo em que vivemos é offline e o que não faltam são oportunidades para lucrar com atividades mais tradicionais.

Aqui elaboramos uma lista com 10 ideias de negócios para você ganhar dinheiro com os olhos longe das telas.

Se você considera abrir sua empresa no mundo virtual, nesse outro artigo temos 7 ideias de negócios online.

No final, abordamos alguns pontos importantes que você deve atentar para conseguir bons resultados com o seu novo empreendimento.

1 – Aulas particulares

Uma coisa que nunca vai mudar é a dificuldade que os estudantes têm em aprender algumas matérias. Matemática, português, física e química estão entre as campeãs nesse quesito.

Mas o conceito vai além. Você pode ensinar qualquer atividade que você domine bem, como música, pintura, fotografia, programação etc.

Essa é uma boa oportunidade caso você tenha bom domínio sobre o assunto que pretende ensinar. A didática é importante e você deve procurar aprender, mas não se preocupe tanto com isso, pois ela melhora com a prática.

A dica de divulgação aqui é anunciar no jornal do seu bairro, distribuir panfletos ou cartões de visita nas caixas de correios das casas da sua região.

Também é importante fazer amizades e unir forças com outros professores particulares de outras matérias, dessa forma um pode indicar o outro e todos saem ganhando.

Dependendo do quer você ensine, da sua competência e da demanda, após algum tempo apenas a propaganda boca-a-boca será suficiente para preencher sua agenda.

Se o seu foco forem as aulas de reforço escolar, lembre-se que a atividade é bastante sazonal, concentrando-se principalmente no final do ano quando os alunos estão perigando perder o ano!

2 – Pequenos consertos e reparos domésticos

Essa é uma atividade profissional muito bem remunerada em vários lugares do mundo, inclusive em inglês tem até um nome específico, “handyman”.

Esse é a pessoa que faz pequenos reparos, instalações elétricas de baixa complexidade, reparo em paredes ou pintura, instalação de lustres, e outros tipos de concertos ou instalações domésticas.

Hoje em dia as pessoas estão com cada vez menos tempo e também desenvolvem menos essas habilidades ao longo da vida e precisam de ajuda com essas tarefas.

Uma dica é focar em um público ainda mais específico e que precisa de ajuda para muitas coisas, como os idosos.

Tarefas simples como trocar uma lâmpada, mas que exijam subir em uma escada, já se torna muito arriscado em várias ocasiões. – Espero que você não cobre dos velhinhos para trocar uma lâmpada. Porém, é uma boa maneira de desenvolver um relacionamento. Eventualmente haverá oportunidade de fazer algo mais complexo, que seja digno de remuneração.

Para esse tipo de negócio, o marketing local também continua sendo uma boa maneira de você anunciar seu serviço, com panfletos distribuídos nas casas e apartamentos do bairro.

Faça parcerias com porteiros, zeladores e corretores de imóveis, além de divulgar nos jornais de bairro.

serviços domésticos - ideias de negócios

 

3 – Soluções para mudanças

Vamos combinar, fazer mudança é um saco!

Mas tudo que é problema para uns, se torna oportunidade para outros.

Muita gente paga, e bem, para se livrar do trabalho que é fazer uma mudança.

Aí você pensa… “Ah, bacana, mas eu não tenho caminhão ou caminhonete.” – Você tem um problema e a locadora de carros tem a solução.

Dependendo do tamanho da mudança, em um dia você consegue fazer de 1 a 3 mudanças. Inclua o aluguel do carro nos seus custos e mãos a obra!

Diferencie-se da concorrência com serviço de qualidade. Não faça apenas o transporte, mas ofereça a solução completa.

Arrume uma equipe para embalar todos os pertences do cliente. Certa vez fiz uma mudança com esse serviço e o pessoal embalou tudo que tinha na minha casa em menos de uma hora, sem quebrar nada!

Se você for o responsável por embalar, tenha cuidado com os pertences do seu cliente.

Como estratégia de divulgação, faça parceria com porteiros e corretores de imóveis. Eles sempre sabem quando as pessoas estão de mudança e podem te indicar.

Pague uma boa comissão para quem te indicar e você nunca ficará sem clientes!

4 – Pintura de apartamentos

Seguindo a linha dos serviços de mudança, normalmente quando alguém vaga um apartamento, é necessário pintá-lo para o próximo morador.

Nas grandes e médias cidades isso acontece o tempo todo, gerando boas oportunidades de negócio.

Dá trabalho? Dá! Mas compensa. Você pode ganhar mais de mil reais pintando um apartamento pequeno em uma cidade grande. Se você pintar 5 apartamentos por mês estamos falando de R$ 5 mil. Nada mal, não?

Assim como no negócio de mudança, a dica é fazer parceria com corretores de imóveis e porteiros ou zeladores. Eles podem te indicar e em compensação você paga uma taxa de geração de negócio para ele ou ela.

5 – Venda de refeições

Se sua praia é cozinhar e sabe fazer comidas bem gostosas, uma boa ideia é iniciar um negócio de refeições em domicílio, as famosas “quentinhas”.

O mercado, como sabemos, é bastante grande e tem crescido à medida que as pessoas têm menos tempo para ir ao mercado e preparar suas próprias refeições.

Dentro desse mercado ainda existem os nichos específicos.

São pessoas que querem uma alimentação mais saudável, ou que têm certas intolerâncias (como glúten e lactose), e as que seguem regimes alimentares específicos, como os vegetarianos, veganos e low carb, por exemplo.

A ideia com o nicho é que você possa focar suas estratégias de produção e divulgação em um determinado público. Dessa fora você passa a oferecer melhor qualidade e atendimento, o que se reflete em eficiência e lucratividade.

Para atrair a clientela, invista na distribuição de cardápios semanais pelas casas, apartamentos, lojas e escritórios do seu bairro.

Não deixe de publicar também no seu Facebook e em grupos de Whatsapp. (ou crie um grupo de Whatsapp específico para isso para não ter problemas com os outros grupos!).

Outra forma de conquistar clientes é criando um perfil no Instagram e poste foto das suas refeições, do cardápio e algumas da sua cozinha, mostrando o seu cuidado com a higiene.

Se você acha que esse é o negócio certo para você, não deixe de conferir o curso Marmitas Delivery.

 

serviço de catering - ideias de negocio

6 – Catering (Serviços de alimentação para eventos)

Ainda para aqueles que sabem cozinhar, e que ainda conseguem organizar pequenos eventos, o catering é uma excelente opção.

Muitas empresas, escolas, associações e grupos de pessoas costumam contratar empresas que forneçam soluções de pequenos lanches e bebidas para determinados eventos.

Os eventos podem ser reuniões, lançamento de uma nova loja ou bem-vindas a um novo grupo de alunos, só para citar alguns.

Os alimentos oferecidos geralmente são salgadinhos, sanduíches e bolos, e entre as bebidas, café, suco, água, espumante etc.

A seleção varia de acordo com o tipo de evento, o público e a hora do dia.

Você também pode terceirizar a produção de alimentos, comprando de uma padaria ou outras empresas fornecedoras. Caso opte pelo modelo com terceirização dos alimentos, escolha os melhores e mais confiáveis.

Os fatores de sucesso nesse negócio, além da apresentação, do atendimento e da qualidade dos produtos, é o comprometimento com o cliente. Faça a entrega do serviço no horário estabelecido e da forma como foi combinado.

Nada pior que o seu cliente passar vergonha na frente perante deu público porque você não entregou o esperado ou por ter chegado atrasado.

7 – Venda de balas no sinal

Aqui não estamos falando de um negócio em si, mas de um quebra-galho caso você esteja em dificuldade financeira e precisando de uma grana “pra ontem”.

Muitas pessoas torcem o nariz para essa ou outras atividades dos chamados ambulantes. No entanto, é uma atividade de vendas como outra qualquer. Talvez sem o devido registro oficial.

O mais interessante é que você só precisa escolher seu produto e colocar sua cara na rua pra vender.

Os produtos mais adequados são os do gênero alimentício e não perecíveis. Eles são em sua maioria de baixo custo e alta margem de lucro.

Entre eles estão o biscoito (ou bolacha), balas, chicletes, chocolates, salgadinhos, além de água, refrigerante, entre outros.

Se você for por essa rota, faça seu marketing contando sua história. Por que você está ali, o que pretende alcançar etc.

Se prepare para ouvir muitos nãos, mas continue na luta!

8 – Microfranquias

O negócio das microfranquias têm crescido bastante nos últimos anos.

O modelo é bem semelhante aos das franquias tradicionais, porém o custo inicial tende a ser bem mais baixo. Já o faturamento vai depender mais da sua performance como franqueado.

Ao comprar uma franquia, você recebe basicamente o direito de usar uma marca, e o know-how, ou seja, aprender os processos que já foram testados e que está dando certo com outras pessoas.

As microfranquias mais comuns atuam nas áreas de corretagem de seguros, aulas particulares, lavagem de carros, banho em pets, vendas entre outras.

Procure pelo selo da ABF, Associação Brasileira de Franchising e pesquise bastante sobre a empresa antes de fazer qualquer investimento.

9 – Uber, iFood e outras soluções de transportes

Essas são as opções do momento, mas estamos falando de um trabalho, não de uma oportunidade de negócio, com a vantagem de você poder trabalhar a hora que preferir, sem ter um patrão.

A verdade é que muitas pessoas estão tirando o sustento através desses aplicativos e não poderia deixar de inclui-lo nessa lista.

Se você tem um carro, uma moto ou uma bicicleta, pode se inscrever em alguma dessas plataformas e começar a faturar a partir do primeiro dia.

Se você não tem algum desses meios de transporte é possível alugar ou pegar emprestado, no caso das bicicletas.

Muitos motoristas de Uber que conheço usam carros alugados mesmo tendo carro próprio. Não sei exatamente qual a conta, mas eles levam em consideração a manutenção e desvalorização do automóvel.

O problema das oportunidades mais fáceis e atrativas é que elas logo ficam saturadas e a rentabilidade geral cai.

No entanto, essa não deixa de ser uma boa opção para conseguir por dinheiro no bolso logo no começo, sem depender de divulgação.

cesta de presente - ideias de negocios

10 – Cestas de café-da-manhã e afins

Quem não gosta de acordar com um delicioso café da manhã servido na cama?

É pensando nesse público que você pode começar a investir nesse negócio que nunca sai de moda e tem uma excelente margem de lucro.

Essa atividade é bastante pulverizada e tem pouquíssima inovação. Destaque-se no meio dos concorrentes oferecendo soluções ou produtos diferenciados.

Aqui novamente vai a sugestão de cestas para quem segue dietas específicas, agregar produtos personalizados ou focar em um público mais segmentado.

Não descuide da qualidade dos produtos nem do atendimento. Isso será vital para a sustentabilidade do seu empreendimento.

Se nenhuma dessas ideias te agradam, dê uma olhada no artigo As 11 Melhores Ideias para Ganhar Dinheiro com Casamento.

Como fazer seu negócio dar certo

Estratégia de Vendas e Marketing

Em quase todas as ideias mencionadas você precisará de um tempo para ficar conhecido e conquistar clientes, e é necessário desenvolver uma estratégia de vendas e propaganda para o que você está fazendo.

Como estratégia de mercado, considere trabalhar com um nicho específico. É melhor fazer uma coisa bem e bem feita, sendo reconhecido e valorizado pelos seus clientes, do que tentar fazer muitas coisas com qualidade questionável.

Mais uma vantagem de se estabelecer em um nicho é concentrar seus esforços de venda para um público mais específico, facilitando e tornando o seu marketing mais barato.

Outro fator importante é a consistência do seu trabalho. Não espere bons resultados se você não tempo suficiente dedica ao seu negócio.

Diferenciação e Inovação

Outro ponto de extrema importância é o seu diferencial. O que você pode fazer que os seus concorrentes não fazem? Como você pode melhorar a experiência do seu cliente?

Na diferenciação podemos falar de qualidade, preço, prazo de entrega, atendimento, experiência do cliente, produto ou serviço, entre outros. O próprio atendimento a um nicho específico pode ser entendido como diferenciação.

Se você for só mais um, oferecendo mais do mesmo, a preços equivalentes, não espere obter bons resultados.

Para se diferenciar, estude a concorrência local, estude quem faz algo parecido em outros lugares do mundo e que seus concorrentes ainda não tenham aplicado.

Se aplicar ao seu caso, não esqueça do pós-venda. Veja se seu cliente ficou satisfeito, peça feedback. Se você tem presença online (Google, Facebook, etc..) peça para seu cliente te avaliar e/ou escrever um testemunho.

Divulgação Online

Mesmo o seu negócio sendo offline, não descarte a presença no mundo virtual.

Pegando o último exemplo da lista, de cestas de café-da-manhã, é interessante você marcar presença nas redes sociais e se cadastrar no Google. Assim, quando as pessoas forem procurar por referências na sua localidade, poderão te achar.

As redes sociais funcionam bem para promover o negócio no médio e longo prazo, além de serem vitrines para os seus produtos. Desse modo, uma pessoa que receba um panfleto seu na caixa do correio poderá entrar no seu Instagram e ver fotos e vídeos do seu produto.

Se você não tem muita intimidade com essas ferramentas, peça que alguém te ajude. Algumas coisas simples de fazer podem ter um excelente impacto nas suas vendas.

Relacionamento com o Cliente

Uma pessoa já contou com o seu produto ou serviço e gostou do resultado. Você deve se perguntar, será que ele vai comprar de novo?

Isso a gente não consegue afirmar, mas se você fizer sua parte, é mais provável que esse cliente volte.

Por isso é tão importante manter um cadastro dos seus clientes. De tempos em tempos você poderá contatá-los por e-mail, telefone, Whatsapp ou outras redes sociais com alguma novidade, ofertas ou descontos especiais.

Pesquisas mostram que o esforço para conquistar um cliente novo é bem maior que o de vender para alguém que já tenha comprado de você. E o mais incrível é que muitas empresas não fazem nada a respeito disso.

 

Alguma outra ideia ou sugestão? Deixe nos comentários abaixo!

 

 

About the Author: Breno Lucarelli
Estudei Administração na UFRJ, já fui professor e livreiro. Hoje sou piloto de avião e também me dedico ao Lucro&Cia, educando e aprendendo cada dia mais sobre investimentos, finanças pessoais e empreendedorismo. No tempo livre ando de bike, corro e às vezes aprecio uma boa IPA. Vivo em Houston, no Texas com a minha esposa, Amanda.

Ideias de Negócio com Baixo Investimento

Você quer começar um negócio, mas não tem muito capital para investir nem é muito bom com computadores? Não tem problema!

O mundo em que vivemos é offline e o que não faltam são oportunidades para lucrar com atividades mais tradicionais.

Aqui elaboramos uma lista com 10 ideias de negócios para você ganhar dinheiro com os olhos longe das telas.

Se você considera abrir sua empresa no mundo virtual, nesse outro artigo temos 7 ideias de negócios online.

No final, abordamos alguns pontos importantes que você deve atentar para conseguir bons resultados com o seu novo empreendimento.

1 – Aulas particulares

Uma coisa que nunca vai mudar é a dificuldade que os estudantes têm em aprender algumas matérias. Matemática, português, física e química estão entre as campeãs nesse quesito.

Mas o conceito vai além. Você pode ensinar qualquer atividade que você domine bem, como música, pintura, fotografia, programação etc.

Essa é uma boa oportunidade caso você tenha bom domínio sobre o assunto que pretende ensinar. A didática é importante e você deve procurar aprender, mas não se preocupe tanto com isso, pois ela melhora com a prática.

A dica de divulgação aqui é anunciar no jornal do seu bairro, distribuir panfletos ou cartões de visita nas caixas de correios das casas da sua região.

Também é importante fazer amizades e unir forças com outros professores particulares de outras matérias, dessa forma um pode indicar o outro e todos saem ganhando.

Dependendo do quer você ensine, da sua competência e da demanda, após algum tempo apenas a propaganda boca-a-boca será suficiente para preencher sua agenda.

Se o seu foco forem as aulas de reforço escolar, lembre-se que a atividade é bastante sazonal, concentrando-se principalmente no final do ano quando os alunos estão perigando perder o ano!

2 – Pequenos consertos e reparos domésticos

Essa é uma atividade profissional muito bem remunerada em vários lugares do mundo, inclusive em inglês tem até um nome específico, “handyman”.

Esse é a pessoa que faz pequenos reparos, instalações elétricas de baixa complexidade, reparo em paredes ou pintura, instalação de lustres, e outros tipos de concertos ou instalações domésticas.

Hoje em dia as pessoas estão com cada vez menos tempo e também desenvolvem menos essas habilidades ao longo da vida e precisam de ajuda com essas tarefas.

Uma dica é focar em um público ainda mais específico e que precisa de ajuda para muitas coisas, como os idosos.

Tarefas simples como trocar uma lâmpada, mas que exijam subir em uma escada, já se torna muito arriscado em várias ocasiões. – Espero que você não cobre dos velhinhos para trocar uma lâmpada. Porém, é uma boa maneira de desenvolver um relacionamento. Eventualmente haverá oportunidade de fazer algo mais complexo, que seja digno de remuneração.

Para esse tipo de negócio, o marketing local também continua sendo uma boa maneira de você anunciar seu serviço, com panfletos distribuídos nas casas e apartamentos do bairro.

Faça parcerias com porteiros, zeladores e corretores de imóveis, além de divulgar nos jornais de bairro.

serviços domésticos - ideias de negócios

 

3 – Soluções para mudanças

Vamos combinar, fazer mudança é um saco!

Mas tudo que é problema para uns, se torna oportunidade para outros.

Muita gente paga, e bem, para se livrar do trabalho que é fazer uma mudança.

Aí você pensa… “Ah, bacana, mas eu não tenho caminhão ou caminhonete.” – Você tem um problema e a locadora de carros tem a solução.

Dependendo do tamanho da mudança, em um dia você consegue fazer de 1 a 3 mudanças. Inclua o aluguel do carro nos seus custos e mãos a obra!

Diferencie-se da concorrência com serviço de qualidade. Não faça apenas o transporte, mas ofereça a solução completa.

Arrume uma equipe para embalar todos os pertences do cliente. Certa vez fiz uma mudança com esse serviço e o pessoal embalou tudo que tinha na minha casa em menos de uma hora, sem quebrar nada!

Se você for o responsável por embalar, tenha cuidado com os pertences do seu cliente.

Como estratégia de divulgação, faça parceria com porteiros e corretores de imóveis. Eles sempre sabem quando as pessoas estão de mudança e podem te indicar.

Pague uma boa comissão para quem te indicar e você nunca ficará sem clientes!

4 – Pintura de apartamentos

Seguindo a linha dos serviços de mudança, normalmente quando alguém vaga um apartamento, é necessário pintá-lo para o próximo morador.

Nas grandes e médias cidades isso acontece o tempo todo, gerando boas oportunidades de negócio.

Dá trabalho? Dá! Mas compensa. Você pode ganhar mais de mil reais pintando um apartamento pequeno em uma cidade grande. Se você pintar 5 apartamentos por mês estamos falando de R$ 5 mil. Nada mal, não?

Assim como no negócio de mudança, a dica é fazer parceria com corretores de imóveis e porteiros ou zeladores. Eles podem te indicar e em compensação você paga uma taxa de geração de negócio para ele ou ela.

5 – Venda de refeições

Se sua praia é cozinhar e sabe fazer comidas bem gostosas, uma boa ideia é iniciar um negócio de refeições em domicílio, as famosas “quentinhas”.

O mercado, como sabemos, é bastante grande e tem crescido à medida que as pessoas têm menos tempo para ir ao mercado e preparar suas próprias refeições.

Dentro desse mercado ainda existem os nichos específicos.

São pessoas que querem uma alimentação mais saudável, ou que têm certas intolerâncias (como glúten e lactose), e as que seguem regimes alimentares específicos, como os vegetarianos, veganos e low carb, por exemplo.

A ideia com o nicho é que você possa focar suas estratégias de produção e divulgação em um determinado público. Dessa fora você passa a oferecer melhor qualidade e atendimento, o que se reflete em eficiência e lucratividade.

Para atrair a clientela, invista na distribuição de cardápios semanais pelas casas, apartamentos, lojas e escritórios do seu bairro.

Não deixe de publicar também no seu Facebook e em grupos de Whatsapp. (ou crie um grupo de Whatsapp específico para isso para não ter problemas com os outros grupos!).

Outra forma de conquistar clientes é criando um perfil no Instagram e poste foto das suas refeições, do cardápio e algumas da sua cozinha, mostrando o seu cuidado com a higiene.

Se você acha que esse é o negócio certo para você, não deixe de conferir o curso Marmitas Delivery.

 

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6 – Catering (Serviços de alimentação para eventos)

Ainda para aqueles que sabem cozinhar, e que ainda conseguem organizar pequenos eventos, o catering é uma excelente opção.

Muitas empresas, escolas, associações e grupos de pessoas costumam contratar empresas que forneçam soluções de pequenos lanches e bebidas para determinados eventos.

Os eventos podem ser reuniões, lançamento de uma nova loja ou bem-vindas a um novo grupo de alunos, só para citar alguns.

Os alimentos oferecidos geralmente são salgadinhos, sanduíches e bolos, e entre as bebidas, café, suco, água, espumante etc.

A seleção varia de acordo com o tipo de evento, o público e a hora do dia.

Você também pode terceirizar a produção de alimentos, comprando de uma padaria ou outras empresas fornecedoras. Caso opte pelo modelo com terceirização dos alimentos, escolha os melhores e mais confiáveis.

Os fatores de sucesso nesse negócio, além da apresentação, do atendimento e da qualidade dos produtos, é o comprometimento com o cliente. Faça a entrega do serviço no horário estabelecido e da forma como foi combinado.

Nada pior que o seu cliente passar vergonha na frente perante deu público porque você não entregou o esperado ou por ter chegado atrasado.

7 – Venda de balas no sinal

Aqui não estamos falando de um negócio em si, mas de um quebra-galho caso você esteja em dificuldade financeira e precisando de uma grana “pra ontem”.

Muitas pessoas torcem o nariz para essa ou outras atividades dos chamados ambulantes. No entanto, é uma atividade de vendas como outra qualquer. Talvez sem o devido registro oficial.

O mais interessante é que você só precisa escolher seu produto e colocar sua cara na rua pra vender.

Os produtos mais adequados são os do gênero alimentício e não perecíveis. Eles são em sua maioria de baixo custo e alta margem de lucro.

Entre eles estão o biscoito (ou bolacha), balas, chicletes, chocolates, salgadinhos, além de água, refrigerante, entre outros.

Se você for por essa rota, faça seu marketing contando sua história. Por que você está ali, o que pretende alcançar etc.

Se prepare para ouvir muitos nãos, mas continue na luta!

8 – Microfranquias

O negócio das microfranquias têm crescido bastante nos últimos anos.

O modelo é bem semelhante aos das franquias tradicionais, porém o custo inicial tende a ser bem mais baixo. Já o faturamento vai depender mais da sua performance como franqueado.

Ao comprar uma franquia, você recebe basicamente o direito de usar uma marca, e o know-how, ou seja, aprender os processos que já foram testados e que está dando certo com outras pessoas.

As microfranquias mais comuns atuam nas áreas de corretagem de seguros, aulas particulares, lavagem de carros, banho em pets, vendas entre outras.

Procure pelo selo da ABF, Associação Brasileira de Franchising e pesquise bastante sobre a empresa antes de fazer qualquer investimento.

9 – Uber, iFood e outras soluções de transportes

Essas são as opções do momento, mas estamos falando de um trabalho, não de uma oportunidade de negócio, com a vantagem de você poder trabalhar a hora que preferir, sem ter um patrão.

A verdade é que muitas pessoas estão tirando o sustento através desses aplicativos e não poderia deixar de inclui-lo nessa lista.

Se você tem um carro, uma moto ou uma bicicleta, pode se inscrever em alguma dessas plataformas e começar a faturar a partir do primeiro dia.

Se você não tem algum desses meios de transporte é possível alugar ou pegar emprestado, no caso das bicicletas.

Muitos motoristas de Uber que conheço usam carros alugados mesmo tendo carro próprio. Não sei exatamente qual a conta, mas eles levam em consideração a manutenção e desvalorização do automóvel.

O problema das oportunidades mais fáceis e atrativas é que elas logo ficam saturadas e a rentabilidade geral cai.

No entanto, essa não deixa de ser uma boa opção para conseguir por dinheiro no bolso logo no começo, sem depender de divulgação.

cesta de presente - ideias de negocios

10 – Cestas de café-da-manhã e afins

Quem não gosta de acordar com um delicioso café da manhã servido na cama?

É pensando nesse público que você pode começar a investir nesse negócio que nunca sai de moda e tem uma excelente margem de lucro.

Essa atividade é bastante pulverizada e tem pouquíssima inovação. Destaque-se no meio dos concorrentes oferecendo soluções ou produtos diferenciados.

Aqui novamente vai a sugestão de cestas para quem segue dietas específicas, agregar produtos personalizados ou focar em um público mais segmentado.

Não descuide da qualidade dos produtos nem do atendimento. Isso será vital para a sustentabilidade do seu empreendimento.

Se nenhuma dessas ideias te agradam, dê uma olhada no artigo As 11 Melhores Ideias para Ganhar Dinheiro com Casamento.

Como fazer seu negócio dar certo

Estratégia de Vendas e Marketing

Em quase todas as ideias mencionadas você precisará de um tempo para ficar conhecido e conquistar clientes, e é necessário desenvolver uma estratégia de vendas e propaganda para o que você está fazendo.

Como estratégia de mercado, considere trabalhar com um nicho específico. É melhor fazer uma coisa bem e bem feita, sendo reconhecido e valorizado pelos seus clientes, do que tentar fazer muitas coisas com qualidade questionável.

Mais uma vantagem de se estabelecer em um nicho é concentrar seus esforços de venda para um público mais específico, facilitando e tornando o seu marketing mais barato.

Outro fator importante é a consistência do seu trabalho. Não espere bons resultados se você não tempo suficiente dedica ao seu negócio.

Diferenciação e Inovação

Outro ponto de extrema importância é o seu diferencial. O que você pode fazer que os seus concorrentes não fazem? Como você pode melhorar a experiência do seu cliente?

Na diferenciação podemos falar de qualidade, preço, prazo de entrega, atendimento, experiência do cliente, produto ou serviço, entre outros. O próprio atendimento a um nicho específico pode ser entendido como diferenciação.

Se você for só mais um, oferecendo mais do mesmo, a preços equivalentes, não espere obter bons resultados.

Para se diferenciar, estude a concorrência local, estude quem faz algo parecido em outros lugares do mundo e que seus concorrentes ainda não tenham aplicado.

Se aplicar ao seu caso, não esqueça do pós-venda. Veja se seu cliente ficou satisfeito, peça feedback. Se você tem presença online (Google, Facebook, etc..) peça para seu cliente te avaliar e/ou escrever um testemunho.

Divulgação Online

Mesmo o seu negócio sendo offline, não descarte a presença no mundo virtual.

Pegando o último exemplo da lista, de cestas de café-da-manhã, é interessante você marcar presença nas redes sociais e se cadastrar no Google. Assim, quando as pessoas forem procurar por referências na sua localidade, poderão te achar.

As redes sociais funcionam bem para promover o negócio no médio e longo prazo, além de serem vitrines para os seus produtos. Desse modo, uma pessoa que receba um panfleto seu na caixa do correio poderá entrar no seu Instagram e ver fotos e vídeos do seu produto.

Se você não tem muita intimidade com essas ferramentas, peça que alguém te ajude. Algumas coisas simples de fazer podem ter um excelente impacto nas suas vendas.

Relacionamento com o Cliente

Uma pessoa já contou com o seu produto ou serviço e gostou do resultado. Você deve se perguntar, será que ele vai comprar de novo?

Isso a gente não consegue afirmar, mas se você fizer sua parte, é mais provável que esse cliente volte.

Por isso é tão importante manter um cadastro dos seus clientes. De tempos em tempos você poderá contatá-los por e-mail, telefone, Whatsapp ou outras redes sociais com alguma novidade, ofertas ou descontos especiais.

Pesquisas mostram que o esforço para conquistar um cliente novo é bem maior que o de vender para alguém que já tenha comprado de você. E o mais incrível é que muitas empresas não fazem nada a respeito disso.

 

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